segunda-feira, 13 de julho de 2009

Inicio da MPmemória

A criação da MPmemória tem origem em 1996, com uma busca do engenheiro civil Luiz Carlos Martins Pinheiro de assegurar a preservação de sua documentação pessoal, que acumulara até então, diante da possibilidade de não resistir à cirurgia à qual se submeteu em 14 de outubro daquele ano.

Concluiu que isto por si só, além de muito egoísta, resolveria muito pouco, evoluindo à genealogia de suas origens maternas e paternas, chegando ao ideal de contribuir à maior integração delas, inclusive com os seus falecidos.

De saída priorizou a formação de um Banco de Dados, de um Centro de Documentação e a instituição de um Informativo, com edições impressas aos que não têm Internet e eletrônicas aos que as têm, lançado em abril de 1999. Em 2003 passou a promover reuniões anuais de ´´OS MARTÍNEZ´´ e de ´´OS QUINTÕES PINHEIROS´´.

Para tanto adotou o sistema de mutirão coletando informações de todos os interessados contatáveis e lhes disponibilizando, gratuitamente, o que tenha, não o fazendo através da Internet tanto por medida de segurança como pelo pequeno público-alvo buscado. Optou-se por isto fazer através de consultas especificas de cada interessado.

Não se trata apenas de árvore genealógica, mas de mini-biografias, complementadas com dados históricos de lugar e época em que viveram.

A obra é em capítulos, tão específicos quanto possíveis a cada família, considerando-se como tal, basicamente, pais e filhos. Eles são em forma de Tabelas, divididas em grupos. As famílias são codificadas a partir do ano de sua constituição. As atualizações e complementações são a todo momento. Teve princípio mas não deve ter fim. Não será impressa sob a forma tradicional de livro. Está à disposição somente através da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário